Prefeitura de Colinas autoriza funcionamento de academias logo após sair do lockdown
A cidade tem 47 casos de coronavírus e um morador morreu. Decreto estabelece limite de 10 pessoas por vez dentro dos estabelecimentos.
A Prefeitura de Colinas do Tocantins publicou um novo decreto com regras para o funcionamento da cidade a partir das 18h deste sábado (23). Neste horário vai terminar o lockdown que tinha sido imposto pelo Governo do Tocantins na última semana e não foi prorrogado. A gestão decidiu não adotar o 'distanciamento social ampliado', que foi recomendado pelo governo.
Assim que acabar o bloqueio total, ficam autorizados a funcionar serviços como salões de beleza, academias, manicures e barbearias. A maioria deles vai atender apenas com hora marcada, mas no caso das academias é permitida a entrada de até 10 clientes por vez nos estabelecimentos.
Também podem voltar a funcionar restaurantes na modalidade self-service, desde que tenham luvas para os clientes usarem os pagadores ou um funcionário para fazer a montagem dos pratos. Segundo a prefeitura, o comércio vai precisar fazer "controle da entrada de pessoas, além de oferecer limpeza constante". Não foi divulgada a limitação da quantidade de clientes que será permitida.
Como em todo o estado, o uso de máscaras cirúrgicas ou artesanais, continua obrigatório durante os deslocamentos e nas áreas públicas. Eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas, aulas da Rede Municipal de Ensino, e ensinos públicos e privados seguem suspensos por tempo indeterminado.
Com as novas medidas, a prefeitura revogou todos os decretos anteriores com as regras que estavam vigentes. Segundo a gestão, "As medidas publicadas no novo decreto visam a continuidade da prevenção para diminuir o risco de contágio do vírus".
Segundo o boletim epidemiológico deste sábado (22), Colinas do Tocantins registra 47 casos confirmados de coronavírus e uma morte causada pela doença.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.