Cheia de rios ameaça moradores de assentamentos em Formoso do Araguaia

Por g1 Tocantins

 


Cheia de rios ameaça casas e plantações em Formoso do Araguaia
00:00/02:07

Cheia de rios ameaça casas e plantações em Formoso do Araguaia

Em Formoso do Araguaia, na região sul do estado, assentamentos que ficam entre os rios Formoso e Javaés estão sentindo os efeitos das últimas chuvas do fim de semana. Os dois afluentes transbordaram e atingiram os quintais de diversas propriedades nos assentamentos Caracol Dois e Três Poderes.

Durante o fim de semana uma ponte que fica no rio Dueré, na zona rural de Santa Rita do Tocantins, foi levada pelas águas. Algumas estradas da região também ficaram debaixo da água e os moradores estão preocupados.

A Defesa Civil Municipal informou que segue dando apoio a famílias da região, levando cestas básicas e resgatando pessoas ilhadas.

O grande volume de chuvas registrado desde o fim de dezembro vem deixando rastros em cidades de norte a sul do Tocantins. Comunidades ficaram ilhadas, centenas de pessoas desabrigadas e diversos trechos de estradas foram impactados pelas chuvas.

Estada alagada em Formoso do Araguaia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Estada alagada em Formoso do Araguaia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os municípios mais afetados atualmente estão na região do Bico do Papagaio. De acordo com o último boletim epidemiológico da Defesa Civil Estadual, 850 pessoas continuam fora de suas casas em diversas cidades.

Nesta segunda-feira (10) são 313 desabrigados, moradores que tiveram que sair de suas propriedades e foram levados para abrigos públicos. As cidades com pessoas nesta situação são: Araguanã, Formoso do Araguaia, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.

O estado também tem 537 desalojados – também precisaram sair de suas propriedades, mas foram para casa de parentes, amigos ou vizinhos. Os moradores nesta situação estão Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.

Ponte foi levada por correnteza — Foto: Reprodução
Categoria:

Deixe seu Comentário