Caminhão que transportava carga de peixe e amônia no mesmo compartimento é detido pela PRF

Caminhão que transportava carga de peixe e amônia no mesmo compartimento é detido pela PRF

O caminhão foi abordado e os agentes sentiram um cheiro forte saindo do compartimento de carga. Durante a verificação foram encontrados 840 quilos de peixe para consumo humano, junto com 80 quilos de um tipo de amônia.

Devido à alta quantidade e risco do produto, além da falta de equipamentos específicos para o manuseamento da carga, os agentes não conseguiram identificar o vazamento. Um profissional com equipamentos específicos foi chamado para neutralizar o agente químico.

Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado transportando uma carga de peixe e amônia em um mesmo compartimento. O flagrante ocorreu na BR-153 em Miranorte, na região central do estado, nesta quarta-feira (25).

O motorista apresentou as notas fiscais referentes dos produtos, mas foi constatado o crime de transportar substância tóxica em desacordo com as normas, além do delito de gerar perigo para a vida ou saúde de outrem. O condutor e o veículo foram levados para delegacia de Polícia Civil de Miracema.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) foram chamados para dar destinação correta aos produtos.

Riscos da amônia

A amônia está presente naturalmente no meio ambiente e em organismos, mas também é produzida artificialmente e serve de matéria-prima para muitas aplicações. Ela pode ser utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza e até explosivos.

Caso seja inalada, pode problemas respiratórios, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores. O contato e a exposição ao produto químico pode, inclusive, levar até a morte.

Categoria:

Deixe seu Comentário