AUGUSTINÓPOLIS: Conselho Regional de Enfermagem inaugura subseção nesta sexta, 14
O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) amplia a sua atuação no Bico do Papagaio e inaugura nesta sexta-feira, 14, a subseção do órgão em Augustinópolis. A nova unidade do Coren-TO vai atender a mais de 1800 profissionais da enfermagem que já atuam nos 113 estabelecimentos de saúde instalados na região, dos quais cinco são hospitais gerais, 77 são unidades básicas de saúde, 15 são postos de saúde e 6 são unidades de atenção à saúde indígena, dentre outros estabelecimentos.
A subseção em Augustinópolis também vai atender aos egressos das quatro universidades e sete instituições de ensino que ofertam os cursos de enfermagem e de técnico de enfermagem em Araguatins, Augustinópolis, Ananás, Esperantina e Tocantinópolis. Todos os formandos poderão fazer o registro profissional e obter a inscrição e a Carteira de Identidade Profissional do Coren-TO, além de outros serviços prestados pelo órgão.
A solenidade de inauguração da mais nova unidade do Coren-TO será realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Augustinópolis, às 9h, com a participação da diretoria do órgão, dos conselheiros Regionais de Enfermagem do Tocantins, do conselheiro Federal Claudio Silveira, de representantes das entidades da categoria e de autoridades políticas locais.
Região da Saúde – Com cerca de 18 mil habitantes, Augustinópolis é o terceiro município mais populoso da região do Bico do Papagaio no Tocantins, ficando atrás de Araguatins, com 36 mil habitantes, e Tocantinópolis, com 22 mil habitantes. A Região da Saúde dessa localidade possui 24 municípios e uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2021, de aproximadamente 213 mil habitantes. A presidente do Coren-TO, Luana Bispo Ribeiro, destaca a importância da instalação de uma subseção do Coren-TO nesta região.
“A subseção em Augustinópolis chega para atender a mais de 1.800 profissionais da enfermagem e a centenas de novos profissionais em uma região que está muito distante da unidade mais próxima do Coren na região norte, que é a subseção em Araguaína. Então temos certeza de que o esforço que fizemos e as parcerias que conseguimos para fazer funcionar a subseção em Augustinópolis vão mudar a realidade dos milhares de profissionais do Bico do Papagaio”, comemora.